Esta edição do Curso de Verão debruça-se sobre Eça de Queiroz e Oliveira Martins, tendo como ponto de partida a sua relação de amizade, o diálogo sobre temas que lhes eram coevos e a sua recepção mútua.
Introdução e Objectivos
A ideia de civilização que obsessionava a intelectualidade europeia na segunda metade do século XIX não só perpassa as obras de ambos, como o faz de forma bastante diversificada. Muitas vezes associada à ideia de conhecimento, de ciência, de missão colonizadora, esta surge recorrentemente nos textos de imprensa e também na obra literária de Eça.
Enquanto que, por exemplo, no conto intitulado “Civilização”, no romance A Cidade e as Serras ou na Correspondência de Fradique Mendes, esse tema se apresenta de forma explícita, em outras obras queirosianas a concepção do que viria a ser uma sociedade dita ‘civilizada’ revela-se de uma forma ou de outra. Basta pensar no questionamento do enriquecimento com o tráfico de escravos, como acontece com a origem da fortuna do pai de Maria Monforte em Os Maias – um romance que dialoga com a visão exposta em História de Portugal e Portugal Contemporâneo – ou, num outro exemplo, na exploração da colónia moçambicana por parte de Gonçalo na Ilustre Casa de Ramires – um projecto que deve ser lido no contexto do debate coevo, no qual participava Oliveira Martins (vd. Dispersos).
Este pensador reflectiu em vários textos (A Inglaterra de Hoje, O Brasil e as colónias portuguesas) sobre o devir da civilização europeia e o lugar que Portugal poderia negociar nos contextos ibérico, europeu e colonial, em termos que viriam a marcar o desencanto ideológico da chamada Geração de 70.
Discutindo as distintas abordagens da reflexão feitas por Eça de Queiroz e por Oliveira Martins, o presente curso pretende mostrar como ambos contribuíram para esse debate, não só em Portugal, mas também para além das fronteiras da Europa, no mundo de língua portuguesa.
Públicos/Formato
O Curso de Verão destina-se a todos os interessados na obra queirosiana e na área cultura / literatura / media, nomeadamente a professores (sobretudo, Ensino Secundário), estudantes universitários nacionais e internacionais (graduação e pós-graduação), estudiosos e pesquisadores nas áreas de Ciências de Comunicação, Estudos Culturais e Literários, Turismo Literário.
O formato de Curso de Verão / Seminário Internacional corresponde a um padrão, com uma tradição consolida desde 1998. Vd. as temáticas das últimas edições: Atividades
Com cada edição, as temáticas e as leituras recomendadas variam.
Leituras recomendadas
Eça de Queiroz, J.M.: Os Maias (1888; Ed. crítica IN-CM, 2017); A Ilustre Casa de Ramires (1900; Ed. crítica IN-CM, 1999); A Cidade e as Serras (1901); A Correspondência de Fradique Mendes (Ed. crítica INCM, 2014); Notas Contemporâneas (Livros do Brasil, s/d) Textos de Imprensa IV (Ed. crítica INCM, 2002).
Eça de Queiroz, J.M. / Oliveira Martins, J.P.: Correspondência. Introd. Paulo Franchetti; ed., notas e comentário de Beatriz Berrini, Campinas: Unicamp, 1995.
Oliveira Martins, J.P.: História de Portugal (1879), O Brasil e as Colónias Portuguesas (1880), Portugal Contemporâneo (1881); Dispersos (vol. II, Oficinas Gráficas da Biblioteca Nacional, 1924).
Coordenação Científica
Orlando Grossegesse
Professor associado da Universidade do Minho. Desde 1990 é docente / investigador nas áreas de Literatura e Cultura Alemãs e Comparadas, Tradução e Comunicação Multilingue. Desde 2004 também ensina Estudos Queirosianos, com orientação de mestrados e doutoramentos. Estudou Filologias Românicas e Comunicação Social na Universidade de Munique onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre a relação entre conversação e discurso literário na obra queirosiana, publicada sob o título Konversation und Roman (1991). Publicou numerosos estudos no âmbito das Filologias Alemã, Portuguesa, Espanhola e Comparada.
Para além da tese de doutoramento, as publicações em livro mais relevantes são: Saramago lesen. Werk – Leben – Bibliographie (1998; 2ª ed. ampliada e atualizada 2009); actas de colóquios e congressos (organizadas ou co-organizadas), entre outras: «O estado do nosso futuro». Brasil e Portugal entre identidade e globalização (2004); com Henry Thorau, À procura da Lisboa africana (2009); com Mário Matos, Mnemo-Grafias Interculturais (2012). Director adjunto da Queirosiana (org. das últimas cinco edições: 15-17; 18-20; 21/22; 23/24; 25/26). Membro do Conselho Administrativo e da Comissão Coord. do Conselho Cultural da FEQ. Desde 2013 coordena os Seminários Internacionais Queirosianos. Fundou em 2016 o Centro de Estudos de Tradução (CET-Tormes) associado à FEQ.
Professores Convidados
Helder Garmes
Professor livre-docente da Universidade de São Paulo, actuando especialmente nas áreas de literatura portuguesa, estudos comparados de literaturas de língua portuguesa e história da literatura. Possui doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1999), tendo realizado estágios pós-doutorais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005), no College of Humanities da Ohio State University (2009) e na University of Leeds (2016).
Tem por foco dois núcleos de pesquisa: um voltado para a obra de Eça de Queiroz, sendo, ao lado de Giuliano Lelis Ito Santos, um dos coordenadores do Grupo Eça, registado no CNPq; outro voltado para a literatura de língua portuguesa de Goa e de outras ex-colônias portuguesas na Ásia, coordenando o projeto Pensando Goa: Uma Peculiar Biblioteca de Língua Portuguesa. É autor do livro Romantismo Paulista (2006), organizador do volume Oriente, Engenho e Arte (2004), co-organizador de Literatura Portuguesa: História, Memória e Perspectivas (2007) e de quadro números especiais da revista Via Atlântica (2003, 2004, 2011, 2016), dedicados à literatura portuguesa e à literatura de Goa, entre outros trabalhos.
Maria Helena Santana
Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 2001, na mesma Universidade, com uma tese sobre Literatura e Ciência na ficção do século XIX – A narrativa naturalista e pós-naturalista portuguesa (publicada na Imprensa Nacional /Casa da Moeda, 2007). Faz parte da direção do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), onde coordena o Grupo de investigação “Património Literário”, e é membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.
Tem-se dedicado à narrativa moderna e contemporânea, em particular ao romance do século XIX e à história cultural deste período. Colaborou no vol. III da História da Vida Privada em Portugal (época contemporânea), publicado em 2010. É autora, entre outros trabalhos, das edições críticas de Textos de Imprensa VI, de Eça de Queirós (1995) e O Arco de Sant’Ana, de Almeida Garrett (2005) e co-editora de Almeida Garrett: um romântico, um moderno (INCM, 2003), O Melodrama-I, (CLP, 2006), e Alexandre Herculano – O Escritor. Antologia (INCM, 2010), O Século do Romance (2013), Fragmentos Romanescos de Almeida Garrett (2015).
Pedro Schacht Pereira
Professor associado de Estudos Portugueses e Ibéricos na Ohio State University, nos EUA. Colaborou na criação, em 2012 e na mesma universidade, de um programa de doutoramento interdisciplinar em Estudos do Mundo de Língua Portuguesa. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra (1993), e doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Brown University (2005), publicou em 2015 o livro Filósofos de trazer por casa. Cenários da apropriação da filosofia em Almeida Garrett, Eça de Queirós e Machado de Assis.
Enquanto investigador tem trabalhado a narrativa moderna e contemporânea, com destaque para as obras de Eça de Queiroz e de Machado de Assis, Isabela Figueiredo e Alexandra Lucas Coelho, e temas como o orientalismo e os discursos de excepcionalismo civilizacional. Actualmente desenvolve projetos sobre a relação entre a problemática da escravatura e a formação do cânone literário português no século XIX, e a representação de África e do mundo colonial na obra de Eça de Queiroz. Colaborou no volume Beyond Tordesillas. New Approaches to Comparative Luso-Hispanic Studies (OSU Press, 2017).