Será redirecionado para https://loja.feq.pt/
Será redirecionado para https://casadosilverio.feq.pt/
A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.
Desde que, em 1970, morreu o último filho de Eça de Queiroz – Maria Eça de Queiroz de Castro – os seus herdeiros, eu própria, Maria da Graça Salema de Castro e o meu marido, Manuel Pedro Benedito de Castro, iniciámos o processo com vista à constituição da FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ. Pertencendo-nos 2/3 dos bens deixados por Eça de Queiroz, para além da Quinta e Casa de Vila Nova em Santa Cruz do Douro (TORMES), pensámos doar estes bens a uma fundação a instituir em vida, a qual teria, como principais objectivos, a continuação e o enquadramento institucional da divulgação e do estudo da obra de Eça de Queiroz, bem como o desenvolvimento de toda uma gama de iniciativas culturais, tanto de âmbito nacional, ou internacional, como de incidência mais estritamente regional. (…)
Maria da Graça Salema de Castro
A Associação de Amigos de Eça de Queiroz, constituída por escritura pública em 23 de Julho de 1988, instituição que congrega pessoas e vontades que têm no legado cultural de Eça de Queiroz uma referência comum, orientou-se no sentido de fomentar o aparecimento e consolidação dessa outra instituição, a Fundação Eça de Queiroz, a quem caberá desempenhar um relevante papel na salvaguarda da memória cultural de Eça de Queiroz através de iniciativas diversificadas. Em 9 de Setembro de 1990, por iniciativa de Maria da Graça Almeida Salema de Castro e Sociedade Anónima “João Pires, S.A.”, cria-se a Fundação Eça de Queiroz com um património avaliado, em estimativa de 1989, em cerca de 933.000 euros.
Esse património, constituído pela Casa e Quinta de Vila Nova foi objecto de várias intervenções arquitectónicas que permitiram criar um espaço museológico, uma biblioteca, um arquivo, um mini-auditório e um espaço para serviços administrativos, tendo-se recuperado três casas de antigos caseiros, destinadas a turismo rural.
Construiu-se um parque de estacionamento, remodelou-se o estradão, os arranjos exteriores em que se salientam o ajardinamento dos espaços envolventes à Casa de Tormes. Foram feitos investimentos agrícolas, construída e equipada a adega. Entretanto, em colaboração com o Instituto Português dos Museus, o Arquivo Distrital do Porto, o Instituto Português da Fotografia, o Museu Soares dos Reis e o Instituto José de Figueiredo, fez-se o tratamento museológico do espólio do escritor.
A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.
Os fins da Fundação Eça de Queiroz são culturais, educativos e artísticos e de desenvolvimento social e têm em vista:
Nas vésperas das Bodas de Prata da Fundação, morre a Fundadora da Fundação Eça de Queiroz, Maria da Graça Salema de Castro.
Foi ratificada pelo Conselho de Administração a indicação da Fundadora da FEQ, Maria da Graça Salema de Castro, de Afonso Maria Eça de Queiroz Cabral, como Presidente do Conselho de Administração.
A Fundação Eça de Queiroz foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Baião e o título de “Instituição Honorária de Baião”, pelo papel preponderante na divulgação e preservação do património cultural e na valorização das gentes do município ao longo de mais de 25 anos de actividade efectiva.
O Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, no Palácio de Belém, a Fundação Eça de Queiroz como Membro Honorário da Ordem do Mérito por ter sabido preservar e sobretudo valorizar uma memória material e sobretudo imaterial única na nossa literatura e, portanto, na nossa cultura.
O Senhor Primeiro Ministro, António Costa, visitou a Fundação acompanhado pelo Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes e dos Secretários de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, das Infraestruturas Jorge Delgado e das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
O Presidente da Fundação recebeu a distinção, com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Baião, no dia do Município.
Este conteúdo foi útil?
Fundação
Eça de Queiroz
Actividades
Apoiar a Fundação
Visitar Tomes
Fundação
Eça de Queiroz
Actividades
Apoiar a Fundação
Visitar Tomes