Será redirecionado para https://loja.feq.pt/

Será redirecionado para https://casadosilverio.feq.pt/

História e Missão

Aspeto Exterior da Fundação Eça de Queiroz

História

A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.

Desde que, em 1970, morreu o último filho de Eça de Queiroz – Maria Eça de Queiroz de Castro – os seus herdeiros, eu própria, Maria da Graça Salema de Castro e o meu marido, Manuel Pedro Benedito de Castro, iniciámos o processo com vista à constituição da FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ. Pertencendo-nos 2/3 dos bens deixados por Eça de Queiroz, para além da Quinta e Casa de Vila Nova em Santa Cruz do Douro (TORMES), pensámos doar estes bens a uma fundação a instituir em vida, a qual teria, como principais objectivos, a continuação e o enquadramento institucional da divulgação e do estudo da obra de Eça de Queiroz, bem como o desenvolvimento de toda uma gama de iniciativas culturais, tanto de âmbito nacional, ou internacional, como de incidência mais estritamente regional. (…)

Maria da Graça Salema de Castro

… e assim começou a história da Fundação Eça de Queiroz.

A Associação de Amigos de Eça de Queiroz, constituída por escritura pública em 23 de Julho de 1988, instituição que congrega pessoas e vontades que têm no legado cultural de Eça de Queiroz uma referência comum, orientou-se no sentido de fomentar o aparecimento e consolidação dessa outra instituição, a Fundação Eça de Queiroz, a quem caberá desempenhar um relevante papel na salvaguarda da memória cultural de Eça de Queiroz através de iniciativas diversificadas. Em 9 de Setembro de 1990, por iniciativa de Maria da Graça Almeida Salema de Castro e Sociedade Anónima “João Pires, S.A.”, cria-se a Fundação Eça de Queiroz com um património avaliado, em estimativa de 1989, em cerca de 933.000 euros.

Esse património, constituído pela Casa e Quinta de Vila Nova foi objecto de várias intervenções arquitectónicas que permitiram criar um espaço museológico, uma biblioteca, um arquivo, um mini-auditório e um espaço para serviços administrativos, tendo-se recuperado três casas de antigos caseiros, destinadas a turismo rural.

Construiu-se um parque de estacionamento, remodelou-se o estradão, os arranjos exteriores em que se salientam o ajardinamento dos espaços envolventes à Casa de Tormes. Foram feitos investimentos agrícolas, construída e equipada a adega. Entretanto, em colaboração com o Instituto Português dos Museus, o Arquivo Distrital do Porto, o Instituto Português da Fotografia, o Museu Soares dos Reis e o Instituto José de Figueiredo, fez-se o tratamento museológico do espólio do escritor.        

A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.

Os fins da Fundação Eça de Queiroz são culturais, educativos e artísticos e de desenvolvimento social e têm em vista:

  • Perpetuar a memória do escritor José Maria Eça de Queiroz, colaborando na divulgação da sua obra promovendo o estudo da mesma, em Portugal e no estrangeiro.
  • Organizar, manter e, sempre que possível ampliar a biblioteca, o arquivo e museu queirosianos, instalados na sua sede.
  • Promover a realização de conferências, ciclos de estudo ou quaisquer outras manifestações adequadas aos fins em vista, podendo também estabelecer prémios a obras literárias.
  • Realizar actividades de promoção do desenvolvimento local da região onde está instalada a sede.
  • Promover actividades de apoio a grupos sociais desfavorecidos e/ou em risco de exclusão, situados na região onde está instalada a sede.
  • Contribuir, em geral, para o desenvolvimento sócio-económico e cultural da região, onde está instalada a sede.
  • Independência e autonomia;
  • Excelência institucional;
  • Cooperação com diversas entidades para concretização dos objectivos culturais, educativos e de desenvolvimento;
  • Valorização do papel dos Curadores, mecenas, patronos, Amigos de Tormes e parceiros;
  • Rigor, transparência e eficiência na gestão dos recursos.

Factos mais relevantes da história da Fundação

Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
Icon Branco da Fundação Eça de Queiroz
26 de Setembro de 1992

O Senhor Primeiro Ministro, Aníbal Cavaco Silva, participou na comemoração do 2º aniversário da Fundação Eça de Queiroz

O Senhor Primeiro Ministro, Aníbal Cavaco Silva, participou na Comemoração do 2º aniversário da Fundação Eça de Queiroz. O Senhor Primeiro Ministro foi portador de um subsídio, da Secretaria de Estado da Cultura, que permitiu a aquisição da parte do Espólio Queirosiano pertencente à família.

4 de Abril de 1993

O Senhor Presidente da República, Mário Soares visitou a Fundação Eça de Queiroz no âmbito do encontro de Municípios Queirosianos.

O Senhor Presidente da República, Mário Soares visitou a Fundação Eça de Queiroz no âmbito do encontro de Municípios Queirosianos.

25 de Novembro de 1997

Depois de um período de requalificação, a Casa de Tormes é oficialmente aberta ao público, pelo Senhor Presidente da República, Jorge Sampaio.

11 de Março de 2000

Fundadora da Funda ção Eça de Queiroz e Presidente da República na inauguração da fundação

A Fundadora e Presidente da Fundação Eça de Queiroz foi condecorada, pelo Senhor Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

16 de Agosto de 2000

Fundação Eça de Queiroz - Jorge Sampaio

O Senhor Presidente da República, Jorge Sampaio, visitou a Fundação Eça de Queiroz para abertura oficial das Comemorações do Centenário da Morte de Eça de Queiroz.

13 de Outubro de 2000

Foi atribuída a Medalha de Ouro do Município de Baião à Presidente da Fundação Eça de Queiroz, Maria da Graça Salema de Castro.

10 de Junho de 2014

O Restaurante de Tormes na Fundação Eça de Queiroz

Após uma intervenção de fundo no espaço do antigo lagar de azeite, da eira e beiral, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, o Restaurante de Tormes.

6 de Setembro de 2015

Nas vésperas das Bodas de Prata da Fundação, morre a Fundadora da Fundação Eça de Queiroz, Maria da Graça Salema de Castro.

6 de Outubro de 2015

Foi ratificada pelo Conselho de Administração a indicação da Fundadora da FEQ, Maria da Graça Salema de Castro, de Afonso Maria Eça de Queiroz Cabral, como Presidente do Conselho de Administração.

25 de Abril de 2017

A Fundação Eça de Queiroz foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Baião e o título de “Instituição Honorária de Baião”, pelo papel preponderante na divulgação e preservação do património cultural e na valorização das gentes do município ao longo de mais de 25 anos de actividade efectiva.

25 de Novembro de 2017

No 172º aniversário de Eça de Queiroz, o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou uma estátua de Eça de Queiroz em Baião mandada fazer pelo Município, tendo posteriormente visitado a Fundação Eça de Queiroz e jantado no Restaurante de Tormes.

6 de Abril de 2018

O Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, no Palácio de Belém, a Fundação Eça de Queiroz como Membro Honorário da Ordem do Mérito por ter sabido preservar e sobretudo valorizar uma memória material e sobretudo imaterial única na nossa literatura e, portanto, na nossa cultura.

30 de Março de 2019

O Senhor Primeiro Ministro, António Costa, visitou a Fundação acompanhado pelo Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes e dos Secretários de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, das Infraestruturas Jorge Delgado e das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

25 de Fevereiro de 2022

Realizou-se a reunião do Conselho de Administração onde foi designado Afonso Reis Cabral como novo Presidente, assumindo funções a 15 de Março de 2022.

26 de Março de 2022

O Presidente da Fundação recebeu a distinção, com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Baião, no dia do Município.

Conteúdo atualizado em 25 Novembro 2024

Este conteúdo foi útil?

Notícias em Destaque

Encontrar no site:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
NEWSLETTER

Subscreva a newsletter para receber novidades da Fundação Eça de Queiroz.