Serviço Educativo

SERVIÇO EDUCATIVO

A VISITA DE ESTUDO AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO

É a actividade central do programa da visita de estudo, sendo constituída pela visita guiada ao espólio do Museu da Casa de Tormes. Este espaço, para além de constituir o cenário real/ficcional de “A Cidade e as Serras”, o último romance de Eça de Queiroz, possui hoje um valioso espólio de mobiliário e objectos pessoais que pertenceram ao escritor. A visita guiada ao interior deste espaço permite o desenvolvimento de diferentes temáticas associadas a múltiplos aspectos da vida e obra de Eça, tendo como objectivos primordiais a motivação para a leitura e a promoção do legado literário do escritor. Assim, far-se-á referência às suas obras literárias, mostrar-se-á a relação entre a sua ficção e as suas vivências e dar-se-ão informações não só sobre o contexto histórico, social e político, mas também sobre a metodologia de trabalho do escritor (sua importância enquanto exemplo de organização e método), o seu círculo de amigos (diferentes personalidades do séc. XIX), a componente jornalística do seu legado, os locais onde residiu e as viagens que realizou.

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES (opcional)

Para além da visita guiada ao núcleo museológico, convidamos os professores e educadores a seleccionarem uma das actividades aqui propostas, tendo em vista a realização de um programa adequado ao contexto educacional em causa.

Como complemento da visita guiada ao núcleo museológico, sugerimos o visionamento de um filme/documentário respeitante à vida e obra do escritor. Neste momento, temos disponíveis os seguintes documentários:

a) “Eça de Queiroz – Realidade e Ficção” – Instituto Camões
Este vídeo aborda aspectos biográficos de Eça (filiação, infância, juventude e círculo de amigos ao longo da vida), bem como o percurso geográfico-literário, que, directa ou indirectamente, serviu de inspiração e de cenário para os seus romances.

Duração do Vídeo: 45 minutos Data: 2000; Público-Alvo: Professores e alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

b) “Eça de Queiroz – Episódios da Vida Romântica” – RTP
Neste vídeo, é focado o percurso biográfico e geográfico-literário do escritor, contextualizando-o na conjuntura sócio-económica nacional e internacional da época. São mencionadas todas as correntes literárias e ideológicas em vigor na Europa, as quais serviram de modelo e de orientação a Eça de Queiroz.

Duração do Vídeo: 50 minutos Data: 25 de Julho de 2000; Público-Alvo: Professores e estudantes universitários.

c) “Eça de Queiroz – Escritores a Norte: Vidas com Obra em Casas d’Escritas” – DRCN
Produzido no âmbito do projecto “Escritores a Norte: Vidas com Obra em Casas d’ Escritas”, promovido pela Direcção Regional da Cultura do Norte, este vídeo proporciona uma breve apresentação sobre o escritor e a casa de Tormes/Fundação Eça de Queiroz.

Duração do Vídeo: 24 minutos Data: Julho de 2015; Público-Alvo: Professores e alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

Proposta de percurso pedestre que, de acordo com o relato do romance A Cidade e as Serras, tem início na Estação de Tormes (Arêgos), prolongando-se serra acima até Tormes ou Quinta de Vila Nova.

A Estação é um dos elementos fundamentais do itinerário, pois é neste cenário que a expectativa urbana se confunde com a rusticidade do lugar, onde a curiosidade sobranceira de Jacinto se verga perante a graciosidade acolhedora da pequena infra-estrutura instalada entre a serra omnipresente e a, agora, calmaria das águas do rio.
O percurso tem uma distância de 3,43 quilómetros. A Fundação fornece o mapa do caminho, que também poderá ser obtido aqui. O percurso é livre e não tem acompanhamento de guia, nem qualquer custo associado.

MARCAÇÃO DE VISITAS

Todas as visitas escolares estão sujeitas a marcação prévia.
Esta marcação poderá ser feita telefonicamente (254 882 120), mas terá de ser sempre confirmada por escrito, através de e-mail (visitas@feq.pt).

HORÁRIO DAS VISITAS ESCOLARES

Terça a Sábado,
das 9h às 12h30 e das 14h30 às 16h30 (horário a acordar com a Escola).
Encerra às segundas-feiras, no dia de Páscoa e nos dias 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.

CUSTO DO BILHETE

2,50 Euros por aluno. Este preço inclui uma actividade complementar, com excepção do Caminho de Jacinto que é um percurso livre, bem como da sua animação.
É oferecida a entrada ao professor por cada grupo de 10 alunos que acompanhe.