A I Cátedra Portuguesa Eça de Queiroz nasce com a missão de promover reflexão, diálogo e cooperação científica, abrangendo os domínios da formação, investigação e cultura. Pretende constituir-se como um espaço privilegiado para aprofundar o estudo da obra queirosiana e estimular novas abordagens académicas e culturais sobre o autor.
Eixos de actuação da Cátedra
Investigação
A Cátedra incentivará o desenvolvimento de estudos avançados sobre Eça de Queiroz, promovendo:
A produção de trabalhos de fim de curso, dissertações e projectos de mestrado e doutoramento dedicados à sua obra.
A publicação e divulgação dos resultados dessas investigações em livros, conferências, encontros científicos e outros formatos.
Formação
No campo formativo, a Cátedra propõe-se:
Integrar o estudo da obra queirosiana em diferentes áreas do conhecimento, valorizando a literatura como instrumento de compreensão cultural.
Estimular a utilização de textos de Eça de Queiroz em unidades curriculares que trabalhem a literatura como ferramenta específica de ensino.
Cultura
A vertente cultural incluirá:
A promoção de exposições, colóquios e seminários dedicados à vida e obra do autor.
A divulgação, junto da sociedade civil, dos resultados científicos produzidos no âmbito do ensino superior.
A articulação da literatura queirosiana com expressões artísticas como teatro, design, música, multimédia e outras artes performativas.
Com esta iniciativa pioneira, o Politécnico do Porto e a Fundação Eça de Queiroz afirmam-se como dinamizadores da preservação, estudo e difusão da obra de Eça de Queiroz, reforçando o papel do autor na cultura portuguesa e internacional.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa, e são o mais expressivo programa de residências literárias remuneradas para residentes em Portugal.
Cada temporada consiste na estada de um autor durante um mês em Tormes (FEQ), local idílico com larga tradição literária que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras.
Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como uma bolsa, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.