A Fundação Eça de Queiroz recebeu, a 14 de Março de 2025, cerca de 40 alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Santa Cruz do Douro, para realização de uma leitura encenada da correspondência do escritor Eça de Queiroz.
A Rede de Bibliotecas de Baião dinamizou, entre os dias 10 e 14 de março, a iniciativa “Leituras por Baião”, integrada na Semana da Leitura 2025. Com esta actividade pretendeu-se criar uma maior proximidade sobretudo entre o público estudantil e o legado deixado pelos autores locais. Para isso utilizaram-se os transportes escolares como veículo de dinamização e aproximação dos alunos e do património cultural do concelho, tendo sempre em vista despertá-los e motivá-los para a leitura.
A 14 de Março, a Fundação Eça de Queiroz, a “Tormes” eternizada pelo escritor no romance “A Cidade e as Serras“, foi o palco escolhido para receber os alunos do 1.º ciclo para realização de uma recriação literária alusiva a Eça de Queiroz, com o propósito de, não apenas, homenagear a obra do escritor, como também de proporcionar aos alunos uma experiência educativa e cultural imersiva, mas de uma forma dinâmica e interactiva.

