Será redirecionado para https://loja.feq.pt/

Será redirecionado para https://casadosilverio.feq.pt/

Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp atribuído a Joana Bértholo

A escritora Joana Bértholo foi a vencedora do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp 2023 com o romance A História de Roma. O júri, constituído por Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e Manuel Pereira Cardoso, decidiu por unanimidade contemplar o romance, frisando que se trata de «uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor» alicerçada «na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura».
Joana Bertholo Vencedora do Prémio Literário da Fundação Eça de Queiroz

Entre os finalistas encontravam-se Catarina Costa, João Pedro Vala, João Reis e Ricardo Lemos. Na edição anterior (2021), foi contemplada a obra A Lição do Sonâmbulo, de Frederico Pedreira.

O prémio, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.

A entrega do prémio terá lugar no dia 23 de Setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.


DECLARAÇÃO COMPLETA DO JÚRI

«O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp decidiu contemplar por unanimidade a obra A História de Roma, de Joana Bértholo. Trata-se da história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor. A obra recupera a ideia da narrativa enquanto viagem, e nela o desenvolvimento de um processo de autoconhecimento. O romance explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura. A errância geográfica e amorosa alicerça-se na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura.»  Lisboa, 1 de setembro de 2023, o Júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp.

MAIS NOTÍCIAS

Encontrar no site:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
NEWSLETTER

Subscreva a newsletter para receber novidades da Fundação Eça de Queiroz.