Entre os finalistas encontravam-se Catarina Costa, João Pedro Vala, João Reis e Ricardo Lemos. Na edição anterior (2021), foi contemplada a obra A Lição do Sonâmbulo, de Frederico Pedreira.
O prémio, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.
A entrega do prémio terá lugar no dia 23 de Setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.
DECLARAÇÃO COMPLETA DO JÚRI
«O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp decidiu contemplar por unanimidade a obra A História de Roma, de Joana Bértholo. Trata-se da história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor. A obra recupera a ideia da narrativa enquanto viagem, e nela o desenvolvimento de um processo de autoconhecimento. O romance explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura. A errância geográfica e amorosa alicerça-se na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura.» Lisboa, 1 de setembro de 2023, o Júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp.