O escritor Francisco Mota Saraiva é o vencedor do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp 2025 com o romance Aqui Onde Canto e Ardo. O júri, constituído por Ana Luísa Vilela, Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas e Luísa Mellid-Franco, decidiu por maioria contemplar o romance, frisando que se destaca «enquanto exercício literário ambicioso».
Entre os finalistas encontravam-se Ana Bárbara Pedrosa, João Pedro Vala, Marta Pais Oliveira e Rita Canas Mendes. Na edição anterior (2023), foi contemplada a obra A História de Roma, de Joana Bértholo.
O prémio integralmente patrocinado pela Fundação Millennium bcp, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.
A entrega do prémio terá lugar em data a anunciar na sede da Fundação Eça de Queiroz, Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.
