O Município de Marco de Canaveses vai assinalar, em Novembro, os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz com a realização do Congresso Internacional Eça com Norte, uma homenagem ao mais importante romancista da literatura portuguesa e à sua profunda ligação ao Norte de Portugal.
A Fundação Eça de Queiroz associa-se a esta iniciativa através da cedência de peças do espólio de Eça de Queiroz, como o monóculo do escritor, documentos e fotografias e o manuscrito d’ O Primo Basílio, que estarão expostos no local onde decorre o congresso.
O evento realiza-se entre 20 e 22 de Novembro no Emergente – Centro Cultural e junta mais de 20 especialistas provenientes de cerca de 20 universidades nacionais e estrangeiras, incluindo instituições de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Brasil e Cuba. Investigadores de referência, como Isabel Pires de Lima, Irene Fialho, Maria João Simões, Helder Garmes, Orlando Grossegesse, Pedro Schacht Pereira integram um programa de excelência, a que se juntam figuras da política, da cultura e da literatura como João Botelho, Mário Cláudio, Augusto Santos Silva, Luís Filipe Castro Mendes, Rui Vieira Nery, Ana Bárbara Pedrosa e Pedro Lamares.
O programa inclui:
Conferências e painéis temáticos
Tertúlias e sessões de leitura
Cinema e momentos artísticos
Exposição
Uma oportunidade única para explorar o legado literário e cultural de Eça, os seus diálogos com outras artes e a actualidade do seu pensamento.
Eça com Norte é um evento multidisciplinar, democrático e cosmopolita, aberto às escolas e à sociedade civil.
Programa completo: https://www.cm-marco-canaveses.pt/…/CMMC_Eca-com-Norte…