A Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp acabam de apurar os cinco finalistas do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp. Este prémio visa distinguir uma obra ficcional (romance ou novela) escrita em língua portuguesa e publicada em Portugal nos anos de 2023 e 2024 por autor nacional com idade não superior a 40 anos à data da publicação (excluindo anteriores contemplados).
Os cinco finalistas e obras são as seguintes:
Amor Estragado, de Ana Bárbara Pedrosa
Aqui Onde Canto e Ardo, de Francisco Mota Saraiva
Campo Pequeno, de João Pedro Vala
Faina, de Marta Pais Oliveira
Teoria das Catástrofes Elementares, de Rita Canas Mendes
O prémio, no valor de 10.000€, pretende promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas. O vencedor será anunciado no início de Setembro.
Na edição deste ano, foram recebidas 22 candidaturas, registando-se um acréscimo de 11 relativamente à última edição, que decorreu em 2023 (relativa aos anos de 2021 e 2022).
Do júri fazem parte Ana Luísa Vilela, Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco, e da Comissão de Selecção Ana Lorena Ramalho, Carlos Bobone e Helena Costa Carvalho.
