PRÉMIO LITERÁRIO 2023
PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ / FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP ATRIBUÍDO A JOANA BÉRTHOLO
A escritora Joana Bértholo é a vencedora do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp 2023 com o romance A História de Roma. O júri, constituído por Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e Manuel Pereira Cardoso, decidiu por unanimidade contemplar o romance, frisando que se trata de «uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor» alicerçada «na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura».
Entre os finalistas encontravam-se Catarina Costa, João Pedro Vala, João Reis e Ricardo Lemos. Na edição anterior (2021), foi contemplada a obra A Lição do Sonâmbulo, de Frederico Pedreira.
O prémio, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.
A entrega do prémio terá lugar no dia 23 de Setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.
DECLARAÇÃO COMPLETA DO JÚRI
«O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp decidiu contemplar por unanimidade a obra A História de Roma, de Joana Bértholo. Trata-se da história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor. A obra recupera a ideia da narrativa enquanto viagem, e nela o desenvolvimento de um processo de autoconhecimento. O romance explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura. A errância geográfica e amorosa alicerça-se na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura.» Lisboa, 1 de setembro de 2023, o Júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp
SOBRE A VENCEDORA
Joana Bértholo – Escritora e dramaturga, nasceu em Lisboa, em 1982. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou na Editorial Caminho vários romances, livros de contos e literatura infantil. «Ecologia», o seu último romance, foi semifinalista do Prémio Oceanos 2019, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, finalista do Grande Prémio de Literatura DST e nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019. O «Museu do Pensamento» recebeu o prémio de melhor livro infantojuvenil da Sociedade Portuguesa de Autores 2018 e do Prémio Literário de Fátima na mesma categoria. Recebeu diversos outros prémios: Prémio Jovens Criadores 2005; Menção Honrosa no Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (1998); Melhor Argumento para BD (SOSracismo e editora Baleiazul, 1999); Prémio Escrevendo a Partir da Pintura (Fundação Calouste Gulbenkian, 2000); Melhor Ensaio O Movimento Olímpico (Comité Olímpico Português, 2000); Prémio Jovens Criadores – Literatura (Clube Português de Artes e Ideias, 2005); Menção Honrosa no Prémio UP-Utopia (Universidade de Letras do Porto, 2005); 1.º lugar no Concurso Literário Persona (2006). E finalmente o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho (CMLoures, 2009) para o seu primeiro romance «Diálogos para o Fim do Mundo» (editorial Caminho, 2010).
PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ / FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP
O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp (Prémio) é fruto de uma parceria entre a Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp tendo em vista homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas, bem como promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa.
Em 2021 a Fundação Millennium bcp passou a ser mecenas e parceiro privilegiado desta iniciativa.
Mais informações: premio@feq.pt