Prémio Literário Edição 2021

PRÉMIO LITERÁRIO 2021

PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ / FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

Instituído em 2014, o agora denominado Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp visa incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.

No valor de 10.000 euros, distingue bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) escrita em língua portuguesa e publicada em Portugal por autor nacional com idade não superior a 40 anos à data da publicação. O júri é constituído por Bruno Vieira Amaral, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco, Manuel Pereira Cardoso e Maria Helena Santana, reconhecidas personalidades da literatura e cultura portuguesas, e a Comissão de Selecção por Ana Lorena Ramalho, Carlos Bobone e João Pedro Vala.

O Prémio contemplou na última edição (2019) a obra Luanda Lisboa Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida.

Os vários constrangimentos da crise pandémica que atravessamos puseram em causa a própria continuação do Prémio, e apenas foi possível mantê-lo dentro dos mesmos moldes e prazos graças à intervenção da Fundação Millennium bcp, que passa a ser mecenas e parceiro privilegiado desta iniciativa.

As editoras e representantes dos autores foram devidamente informados do regulamento e as candidaturas já estão fechadas, encontrando-se agora com a Comissão de Selecção, que deliberará dentro dos prazos previstos. Em Agosto deste ano, a obra vencedora será anunciada.

Assinatura do protocolo entre a Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp, dia 21 de Abril na Livraria Ler Devagar, em Lisboa. Da esquerda para a direita: escritor Afonso Reis Cabral (administrador da FEQ), Embaixador António Monteiro (presidente da FMB), Afonso Eça de Queiroz Cabral (presidente da FEQ), Dr.ª Fátima Dias (administradora da FMB) e Dr. José Luís Carneiro (administrador da FEQ)

FEQ - FMB

Mais informações: premio@feq.pt

Send this to a friend