Loja - Um Jantar de Escritores: Selecção de textos e notas epicuristas

Um Jantar de Escritores: Selecção de textos e notas epicuristas

0 out of 5

17.00

Autor: José Viale Moutinho

Editor: Colares Editora

ISBN: 978-972-782-160-0

 

N.º de Páginas: 158

Encadernação: Capa mole

REF: 246 Categoria:

Descrição

SINOPSE:

Quem é que se atreve a fritar batatas com a garantia da qualidade das mãos do grande prosador Ramalho Ortigão? Quem prepara umas perdizes como o grande Fialho de Almeida ou Bulhão Pato e se atreve a dizer – e com razão – que as ameijoas à sua maneira, afinal, são da autoria de um grande cozinheiro chamado João da Matta? Quem era tão magrinho como Eça e falava tanto da paparoca como ele? Já Camilo punha altares ao caldo verde e às tripas, que Fernando Pessoa só as conhecia de longe! Júlio César Machado punha o seu barrete de cozinheiro para fazer uma caldeirada de truz e João Penha fazia sonetos ao presunto e ao salpicão! Eugénio de Castro erguia o seu cálice de Porto e fazia chim-chim com António Nobre? Wenceslau de Moraes trata do chá e Camilo serve o café. Estão a ver Garrett com um ananás na mão? Ah, e o abade de Jazente a rir-se dos preços às portas de Amarante?

 

Na colecção de gastronomia da Colares Editora esta obra reúne à volta da mesa as sugestões de alguns escritores que a visão e o paladar de José Viale Moutinho convocam para uma festa, com a irreverência e o humor da sua escrita.

Galardoada com o Grande Prémio da Literatura Gastronómica pela Academia Portuguesa de Gastronomia, quis a Colares Editora juntar em volta da mesa Literatura e Gastronomia, na sequência do que já havia feito com Fialho de Almeida, Ela de Queirós e Camões. Ao trabalho realizado sobre a História da Alimentação junta-se aqui esta voz policromada de sabores, da Galiza ao Japão, presidida pelo olhar atento de escritores portugueses que num espírito fraterno e bem disposto nos estimulam o apetite e nos convidam à leitura.

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões (C x L x A) 15.5 × 1 × 22.5 cm