Actividades - SEMINÁRIO QUEIROSIANO 2024

Eça na rota do Modernismo Brasileiro

SEMINÁRIO QUEIROSIANO 2024

1 photo


Actividade Description

LÓGICAS E FIGURAÇÕES DA PERSONAGEM QUEIROSIANA
XXIV SEMINÁRIO QUEIROSIANO

PÚBLICO/FORMATO

Investigadores,  professores, preferencialmente do Ensino Secundário [1] e demais interessados na obra queirosiana.

O formato do Seminário Internacional Queirosiano corresponde a um padrão, com uma tradição consolida desde 1998. Vd. as temáticas das últimas edições: Atividades

Com cada edição, as temáticas e as leituras recomendadas variam.

CONTEÚDO E PROPÓSITO

O seminário “Lógicas e figurações da personagem queirosiana” tratará da representação, do significado, das mutações, das correlações comparatísticas e do potencial de sobrevida das personagens de Eça de Queirós, consideradas em diversas obras da sua produção literária. Pretende-se, assim, não só proceder a uma revisão crítica da existência ficcional desta relevante categoria, em vários tempos literários do autor, mas também lançar hipóteses de trabalho, com incidência pedagógica e com abertura, sempre que tal se justifique, a interações com outros escritores, coevos ou não, e com outras linguagens, em regime intermediático.

Um plano curricular com especificação subtemática será construído com a colaboração dos professores abaixo indicados.

O seminário “Lógicas e figurações da personagem queirosiana” é organizado, em parceria, pela Fundação Eça de Queiroz e pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

LEITURAS RECOMENDADAS

  • LOURENÇO, António Apolinário (2005). Coimbra: Mar da Palavra.
  • REIS, Carlos (1999). Estudos Queirosianos. Ensaios sobre Eça de Queirós e a sua Obra. Lisboa: Presença.
  • REIS, Carlos (2018). Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra: Almedina.
  • VILELA, Ana Luísa Vilela (2017). Erótica Verbal. Ensaios Queirosianos. Lisboa: Parceria A. M. Pereira.
  • VILELA, Ana Luísa (2012). Poética do Corpo. Imaginário e Representação Física n’Os Maias, de Eça de Queirós. Lisboa: Edições Cosmos.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Carlos Reis
Centro de Literatura da Universidade de Coimbra

PROFESSORES CONVIDADOS

Ana Luísa Vilela

É professora associada da Universidade de Évora, onde se doutorou em Literatura Portuguesa com uma tese sobre Os Maias. É membro do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e do Conselho Cultural da FEQ. Integra a equipa responsável pela edição crítica das obras de Eça de Queirós (coordenada pelo Prof. Carlos Reis), tendo, nesse âmbito, preparado a edição de O Mistério da Estrada de Sintra (IN-CM, 2015). Colaboradora do Dicionário de Eça de Queiroz (obra coordenada por A. Campos Matos), tem privilegiado, na sua pesquisa, a temática queirosiana, sendo autora de várias monografias, capítulos de livros e artigos, entre os quais destaca O Corpo do Sentido, Representação física e imaginário corporal n´ Os Maias, de Eça de Queirós (Cosmos, 2012), e Erótica Verbal (Parceria A. M. Pereira, 2017).

António Apolinário Lourenço

É professor associado aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou com a tese intitulada “O Naturalismo na Península Ibérica: Eça de Queirós e Leopoldo Alas “Clarín”. Como investigador, tem-se ocupado prioritariamente das literaturas espanhola e portuguesa dos séculos XIX e XX. É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), fazendo parte da sua Comissão Executiva. Para além de diversos artigos e capítulos de livros de temática queirosiana, publicou Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica (Mar da Palavra, 2005), Eça Naturalista: O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio na Imprensa Coeva (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019), e editou os seguintes volumes: O Grande Maia. A recepção imediata de os Maias de Eça de Queirós (Angelus Novus, 2000) e Eça de Queirós, de Fialho de Almeida (Mar da Palavra, 2010).

Carlos Reis

Carlos Reis é professor emérito da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos Estudos Queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (22 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e da European Association of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Foi coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa entre 2004-2007 e 2012-2023 e é autor dos blogues Figuras da Ficção e Queirosiana.

[1] Nesse sentido, procurar-se-á obter acreditação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

22 a 26 de Julho de 2024

Número limitado de inscrições
Amigos de Tormes: Desconto 10%
Diploma no final do Curso

A P O I O S

Actividade financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no Âmbito do projeto UIDB/00759/2020 e UIDP/00759/2020.