Notícias

Casa do Silvério

A Casa do Silvério é uma Casa de Campo destinada a quem quer usufruir do contacto com o mundo rural queiroziano, situada na Quinta de Vila Nova, a Tormes do romance de Eça de Queiroz, “A Cidade e as Serras”.

Antiga casa de caseiro, rústica, totalmente remodelada e reequipada, dispondo actualmente de 4 quartos com casa de banho privativa, zona de estar comum com fogão de sala e televisão e copa (antiga cozinha rústica). Um dos quartos dispõe ainda de uma antecâmara que, para além de funcionar como zona de estar privativa, permite a instalação de cama suplementar para crianças. Todos os aposentos estão equipados com aquecimento.

Aquando da morte da sogra, Condessa de Resende, Eça de Queiroz desloca-se a Portugal para tratar dos interesses de sua esposa, D. Emília, no assunto das partilhas. A esposa do escritor herda a Quinta de Vila Nova, e é o próprio Eça que a visita pela primeira vez na Primavera de 1892, tendo ficado maravilhado com a região, como se pode comprovar pela carta que, a 28 de Maio, escreve à esposa:

” Vales lindíssimos, carvalheiras e soutos de castanheiros seculares, quedas de água, pomares, flores, tudo há naquele bendito monte. A quinta está situada num alto, num sítio soberbo – que abrange léguas de horizonte, e sempre interessante. (..) Logo adiante da casa, o monte desce até ao Douro, logo por trás da casa, o monte sobe até aos cimos onde há uma ermida.”

Eça de Queiroz, Correspondência Epistolar

A região é rica em património cultural, ecológico, gastronómico, cinegético e paisagístico, proporcionando pretexto a extensas e diversificadas deambulações no espaço o no tempo. Paralelamente, a Fundação Eça de Queiroz promove, com regularidade, acções de animação cultural e turística e proporciona visitas à Casa de Tormes (núcleo museológico) onde se encontra patente o espólio mais significativo do escritor.

Se quiser desfrutar da nossa bela paisagem e usufruir da nossa unidade de alojamento, poderá efectuar reserva através do 254 882 120 ou https://casadosilverio.feq.pt/

Likes(0)Dislikes(0)